- É Maçom quem pode; mas quem pode ser Maçom?
- É aquele que tem a Maçonaria com todas as suas virtudes, dentro de si.
- É aquele que sente angústia, quando não pode ombrear com os seus Irmãos num trabalho em prol daqueles menos afortunados.
- É aquele que se esquece por completo de si mesmo, na luta incessante pelo crescimento cada vez maior de sua Loja, para que ela tenha condições de cumprir as suas primordiais e dignificantes obrigações, diante desta tão sofrida sociedade.
- É aquele que faz doações, não só daquilo que não lhe faz falta, mas que em alguns casos, o faz com verdadeiro sacrifício.
- É aquele que deixa o aconchego do seu lar, que abandona as alegres horas de lazer, para se empenhar em um trabalho em prol da Ordem e da Humanidade.
- É aquele que em todos os momentos de sua vida, agradece sempre a um Ser Supremo, sabendo que ELE é o criador de todas as coisas, e que dá forças ao nosso espírito, para que levemos a efeito, a nossa missão aqui na Terra.
- É aquele que não se esquece da prevalência do espírito sobre a matéria, que esta parte imaterial do ser humano ( espírito ) é eterna, e a matéria , mesmo perecível, é o invólucro criado por Deus, para dar condições de purificar o primeiro, possibilitando a sempre crescente elevação do seu plano.
- É aquele que respeita e considera o próximo como a si mesmo.
- É aquele que tem a família como o ponto central da moral e dos bons costumes e deve ser preservada a todo custo.
- É aquele que tem a mulher como a sua outra parte, é o ser que o completa; ela é aquela amiga inseparável, que com seu amor, ternura e carinho, representa sempre a companheira destinada a ajudá-lo na cura de suas feridas, na sublimação de seus prazeres, na coordenação e no amparo dos filhos, preparando-os para a vida e para serem sempre úteis à sociedade a que pertencem ou venham a pertencer.
- É aquele que reconhece um Irmão no seio da multidão, oferecendo sempre a sua ajuda, a sua palavra, a sua amizade e o seu abraço fraterno. Este é o Maçom que pode.