Subscribe:

Ads 468x60px

terça-feira, 24 de julho de 2012

Dicionário Maçônico.


Q


QUADRO - relação dos membros de uma Oficina.
QUITTE PLACET - Permissão para desligar-se do quadro de obreiro de sua Loja definitivamente. Dado ao Maçom após ter ele cumprido com todos os seus deveres com os metais junto a Loja e a Ordem.

R

R.’. E.’. A.’. A.’. ou (R. E. A. A.) - Abreviatura de Rito Escocês Antigo e Aceito.
RAMO DE ACÁCIA - Símbolo da imortalidade, da vitória e da inteligência, respectivamente.
RECEBER A LUZ - Ser iniciado.
RECREIO - Suspensão momentânea dos trabalhos, em que os irmãos podem se comunicar entre si, passar de uma coluna para outra e mesmo sair por alguns momentos do templo, sem ter que pedir autorização superior.
RÉGUA DE 24 POLEGADAS - Instrumento de trabalho do Aprendiz Maçom.
REMIDO - Estar livre do compromisso de presença em Loja (Após 25 anos de maçom na jurisdição da Potência a que ele pertence).
RITO - A palavra rito na Maçonaria, tem dois sentidos diferentes: Quando se escreve Rito (com letra maiúscula) É um conjunto de graus maçons, formando um todo coerente para designar um Rito particular da Maçonaria (Escocês Antigo e Aceito, Andorinamita, York, etc.). A palavra rito (com letra minúscula), é um conjunto de regras que fixam o desenvolvimento e as formas de trabalho em Loja os diversos cerimoniais como: (rito de despojar dos metais, o desenvolvimento dos trabalhos dentro de uma Loja, etc.).
RITO DE HEREDON (OU DA ARTE REAL) - Fundado em 1150 em Kilwinning - Escócia Ocidental, é composta de 25 graus e foi o Rito de deu a origem ao Rito Escocês Antigo e Aceito. Até o ano de 1286, trabalhava somente com 3 graus.
RITO DE MENFIS - Também chamado de Rito Oriental, fundado na França em 1839, Consta de noventa e nove graus.
RITO DE YORK - Também chamado de Rito do Real Arco, é um dos mais antigos Ritos da Maçonaria, compõe-se de 4 graus.
RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO - Criado à partir do Rito de Perfeição ou Rito de Heredon fundada em 1.150 na Escócia, composta de 25 graus. No ano de 1761 foi outorgado a Estevan Morin o título de Grande Inspetor do Rito de Perfeição. Morin ampliou os 25 graus para os 33 atuais. Levou o Rito para os Estados Unidos e em 31 de maio de 1801 foi criado em Charleston (Carolina do Sul) o primeiro Grande Conselho. Difundido a partir de então, este Rito em todo o mundo. A hierarquia do Rito Escocês Antigo e Aceito é dividido em 33 graus e assim distribuídos: 1) Graus Simbólicos, também chamado de graus dogmáticos ou fundamentais, (do grau 1o. ao 3o.) (aprendiz, companheiro e mestre) - 2) Graus Inefáveis (do 4o. ao 14o.) 3) Graus Capitulares (do 15o. ao 18o.) - 4) Areópagos ou Graus Filosóficos (do 19o. ao 30o.) e 5) Graus Administrativos (do 31o. ao 33o.).
RITO MISRAIM - Também chamado de Rito Egípcio, ou Judaico. Consta de noventa e nove graus.
RITOS (Quantidade) - Existem cerca de 154 Ritos maçônicos reconhecidos.
RITUAL (LIVRO) - Manual em que contem os rituais e as lendas de cada grau maçônico.
ROMÃ Fruta de origem oriental, que por terem suas sementes perfeitamente unidas entre si, simbolicamente, representa os maçons no mundo em perfeita harmonia, solidariedade e a prosperidade entre eles.
ROMÃS - Emblemas que coroam as colunas J e B dos Templos e cujos grãos simbolizam a prosperidade e a solidariedade da família maçônica.


S

SABEDORIA - Um dos três sustentáculos de uma Loja, sendo as outras duas, denominadas de Força e Beleza.
SACRIFICADOR - Título de um dignatário do grau 26 do Rito escocês Antigo e Aceito e do Experto no grau 30o.
SALA DOS PASSOS PERDIDOS - A ante sala, geralmente localizada antes da entrada do Templo.
SALÁRIO - Grau conseguido por um obreiro na sua Loja.
SALMOS - Nome com que são chamados as orações e cânticos hebreus em homenagem a Deus. Cuja composições são atribuídas em sua maioria ao rei Davi.
SANTO ANDRÉ - Patrono da Escócia, sob cujos auspícios trabalham as Lojas daquele país.
SAUDAÇÃO MAÇÔNICA - É a saudação que o Maçom faz ao entrar ou sair da Loja, ao Venerável Mestre, ao Primeiro Vigilante, ao Segundo Vigilante as autoridades e aos irmãos do quadro.
SESSÃO - É a realização de reuniões maçônicas, também denominadas de trabalhos. Podem ser: ordinárias, extraordinárias, administrativas, iniciarias, magnas, de instalação, de instrução, de famílias, acadêmicas, fúnebres, brancas, etc.
SESSÃO BRANCA - Reunião maçônica onde são admitidos não maçons.
SESSÃO BRANCA COBERTA - Reunião maçônica onde somente o palestrante não é Maçom.
SESSÃO DE TRABALHO - Reunião maçônica onde são admitidos somente Maçons.
SECRETÁRIO - Oficial que prepara a Ordem do Dia, de acordo com a delegação do Venerável Mestre. O Secretario anota todo o andamento dos trabalhos maçônicos.
SECRETÁRIO ÍNTIMO - Título dado ao maçom no grau 06 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
SEGUNDO DIÁCONO - Oficial auxiliar do Primeiro Vigilante. Responsável para transmitir a Palavra Sagrada ao Segundo Vigilante.
SEGUNDO VIGILANTE - Oficial responsável pela coluna do sul. O Terceiro Cargo mais elevado em uma Loja. Encarregado pelas instruções e acompanhamento dos Companheiros.
SENADO MAÇÔNICO - Órgão legal máximo das Lojas e dos corpos maçônicos a elas subordinadas, comumente chamado de Grande Loja, Grande Oriente ou Grande Conselho.
SERENÍSSIMO - Designação dada ao Grão Mestre de uma potência maçônica.
SÍMBOLO - Representação gráfica ou pictórica de uma idéia ou princípio.
SINAL - Senha de reconhecimento por sinais entre os Maçons.
SINAL DE ORDEM - Sinal (secreto) simbólico que se faz reconhecer o Grau quando se está trabalhando em uma Loja.
SINAL DE RECONHECIMENTO - Sinal (secreto) que permite a um Maçom fazer-se ser reconhecido por outro Maçom.
SINAL DE SOCORRO - Sinal particular, de conhecimento dos Mestres Maçons, que lhes permitem chamar os Irmãos da Ordem em sua ajuda.
SINDICÂNCIA - Investigação ordenada pelo Venerável Mestre para verificar a vida, a conduta moral e os costumes dos candidatos a se iniciarem nos mistérios maçônicos.
SINDICANTE - Mestre Maçom designado pelo Venerável Mestre para verificar a vida, a conduta moral e os costumes de candidato a se iniciar nos mistérios maçônicos.
SION - Forma grega do hebraico Zion que quer dizer elevado, alto, monte, túmulo ou monumento. É o mais alto e meridional dos montes onde estava edificada a cidade de Jerusalém.
SOBERANO PRÍNCIPE DA MAÇONARIA (OU MESTRE AD VITAM) - Título dado ao maçom no grau 20 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
SOBRINHO(A) - Tratamento que os Maçons dão aos filhos dos seus Irmãos da Ordem.
SOLSTICIAIS (FESTAS) - Festas solenes celebradas pela Maçonaria por ocasião dos solstícios de verão e de inverno.
SOLSTÍCIO - Os pontos na Enclítica, em que o Sol está em sua distância máxima (ao norte ou ao sul do Equador) e, que assim são chamados, porque parece que o Sol parece estar parado. São dois os Solstícios, o de inverno e o de verão.
SOLSTÍCIO DE INVERNO - Festa solene celebrada pela Maçonaria por ocasião do solstício de inverno, dedicada a Esperança.
SOLSTÍCIO DE VERÃO - Festa solene celebrada pela Maçonaria por ocasião do solstício de verão, dedicada ao reconhecimento.
SONO - Afastamento ou suspensão temporária de um Maçom dos trabalhos de sua Loja. Passando este para a categoria de adormecido ou dormente.
SUBLIME CAVALEIRO ELEITO (GRANDE ESCOCÊS) - Título dado ao maçom no grau 11 do Rito Escocês Antigo e Aceito (Também Grande Inspetor).
SUBLIME ESCOCÊS (OU GRANDE (GRÃO) PONTÍFICE) - Título dado ao maçom no grau 19 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
SUBLIME ESCOCÊS (OU GRANDE PONTÍFICE) - Título dado ao maçom no grau 19 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
SUBLIME MAÇOM (OU GRANDE ELEITO PERFEITO) - Título dado ao maçom no grau 14 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
SUBMISSÃO - Ato solene em que o Maçom se submete às leis da Instituição e à jurisdição da Loja e da Potência a qual ele passa a depender.
SUFRÁGIO - Princípio democrático pelo qual a Maçonaria confere a todo Maçom em pleno gozo de seus direitos, a faculdade de votar e ser votado em eleições.
SUL - Lado direito da entrada da Loja. O mesmo que Coluna do Sul.
SUMO - O mais alto, o mais elevado.
SUPREMO CONSELHO - Potência maçônica responsável pelos corpos representados pelos graus 4o. ao 33o. No Rito Escocês Antigo e Aceito.

T

TABERNÁCULO - Pavilhão destinado a morada temporária (tenda). Local onde os hebreus praticavam o culto religioso. Do Tabernáculo procede a Câmara do Meio.
TEMPLÁRIO - Ordem militar religiosa, fundada em 1118 em Jerusalém para proteger os peregrinos cristãos que iam para a terra Santa. Posteriormente se estendeu por toda a Europa.
TEMPLO - Local em que os Maçons se reúnem.
TEMPLO DE SALOMÃO - Na acepção maçônica este templo é mítico. É a imagem da representação do Universo e de todas as maravilhas e perfeições da criação. Na bíblia, é o famoso Templo que o rei de Israel Salomão, mandou erigir em Jerusalém, sobre o monte Moriah (II.Crô. 3:1), cujos dados arquitetônicos a Maçonaria adotou para a formulação e perpetuação do seu simbolismo.
TERRA - Um dos quatro elementos purificadores na cerimônia de iniciação ou elevação do candidato.
TESOUREIRO - Oficial responsável pelos valores monetários da Loja.
TOQUE - Senha de reconhecimento por contato físico (aperto de mãos) entre os Maçons.
TRAÇADO - O mesmo que escrito.
TRAJE MAÇÔNICO - Traje a rigor na côr escura (preferencialmente preto), sapatos pretos e gravata branca. Sendo permitido gravatas discretas. É aceito o uso do balandrau em substituição do terno escuro.
TRÊS - Número cabalístico Maçom, considerado o número perfeito.
TRIÂNGULO (2) - Seção de estudos formada pela reunião de três maçons.
TRIBUNAL - Loja do 27o. grau do Rito Escocês Antigo e Aceito.
TRIBUNAL (SOBERANO) - Título da Alta Câmara ou Loja dos Grandes Inspetores Inquisidores, Comendadores do grau 31 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
TRIPONTUAÇÃO - Abreviação maçônica. Somente empregado para abreviação de termos maçônicos.
TROLHA - Instrumento de pedreiro de forma triangular (a colher de pedreiro), adotado na Maçonaria como instrumento simbólico. É o emblema do amor fraternal que deve unir todos os Maçons.
TROLHADOR - Obreiro encarregado de reconhecer os visitantes de uma Loja. Geralmente esse trabalho é realizado pelo Orador.
TROLHAR (TROLHAMENTO) - Instruir (ou sabatinar) um Maçom regular, quanto a: toque, palavras, sinais e o significado do seu Grau.
TRONCO - Bolsa (ou sacola) em que os Maçons depositam valores para determinados fins específicos.
TRONCO PRÓ-SOLIDARIEDADE - Bolsa (ou sacola) em que os Maçons depositam valores para ajuda aos necessitados.

U

UNIVERSAIS - São os três primeiros graus da Maçonaria Simbólica: Aprendiz, Companheiro e Mestre.
UNIVERSAL - Qualificativo aplicado a Maçonaria Simbólica pelo caráter universal dos seus três primeiros graus.

URNA - Vaso funerário utilizado no grau de Mestre e sobre as colunas solsticiais.


V

V.I.T.R.I.O.L. - Visita interiora Terrae. Rectificando Invenies Occultum Lapidem ("Visita ao interior da terra, que ao verificar encontrarás a Palavra Perdida") Esta inscrição se encontra na Câmara de Reflexão.
VALE - Nome dado a cidade em que reside um capítulo do grau 18 - Serve também para denominar as colunas em determinadas lojas filosóficas.
VENERÁVEL - Tratamento que se dá ao Presidente das Lojas Simbólicas, e também é o título comum de todos os Mestres na Câmara do Meio.
VENERÁVEL MESTRE - Título do Presidente de uma Loja Simbólica.
VERDADEIRA LUZ - Termo utilizado para designar o ano maçônico (ano da Verdadeira Luz). Ou ano judaico. Obtêm-se, acrescentando 3.760 anos ao do Calendário Gregoriano. O ano da verdadeira Luz inicia em setembro de cada ano.
VESTIDO - Estar devidamente vestido na Maçonaria, é estar usando o avental do Grau, que obrigatoriamente deve o obreiro usar durante os trabalhos em Loja.
VESTIR-SE - Paramentar-se dos ornamentos do seu Grau. grave delito que um Maçom possa cometer ao seu próprio Juramento. Se cometido, acarreta-lhe, inapelável e irrevogavelmente, a perpétua expulsão da Ordem.
VISITANTE - É o Maçom que assiste aos trabalhos de seu Grau ou de Graus inferiores, de outra Loja regularmente constituída em outra Loja que não seja a sua.
VOTO SOLENE - É o que se faz em Loja, perante os irmãos e dentro das formalidades requeridas. VIAGENS - Termo aplicado as peregrinações do candidato a iniciação, ao redor do Templo, durante as provas de iniciação. Também chamado de Viagem Simbólica.
VIOLAÇÃO - O mais grave delito de um Maçom possa cometer ao seu próprio Juramento. Se cometido, acarreta-lhe, inapelável e irrevogavelmente, a perpétua expulsão da Ordem.
VISITANTE - É o Maçom que assiste aos trabalhos de seu Grau ou de Graus inferiores, de outra Loja regularmente constituída em outra Loja que não seja a sua.
VOTO SOLENE - É o que se faz em Loja, perante os irmãos e dentro das formalidades requeridas.

Y
YORK - Antiga cidade da Inglaterra que segundo os anais maçônicos, foi edificada Colégios dos Construtores (onde originou as famosas confrarias de construtores).

Z
Z’RAHHIEL - Um dos sete querubins que constituem o Conselho de Cavaleiros do Sol (Grau 28 do Rito Escocês Antigo e Aceito).
ZÊNITE - Ponto imaginário da esfera celeste, que supõe situado diretamente sobre a nossa cabeça. (oposto ao Nadir).