Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 21 de julho de 2012

Dicionário Maçônico.

L
LANDMARK (Baliza, limites, termos) - Um Landmark não é um símbolo ou uma alegoria e sim, uma regra. Define-se um Landmark, como uma regra de conduta. Esta forma de Lei pode ser de tradição escrita ou oral. São consensuais e devem ser mantidas intactas, em virtude de compromissos solenes e invioláveis.
LENDA - Segundo a lenda, Hiran Abif era um homem de Tiro, filho de uma viúva da tribo de Neftali (I Reis 7:14) e (II. Crô. 2: 13--14). Que foi enviado por Hiran (Rei de Tiro) ao rei Salomão para a construção do Templo de Jerusalém. A lenda simbólica maçônica o considera Hiran Abif como "O Arquiteto do Templo de Salomão". Esta lenda inspira sobretudo em uma das cerimônias mais lindas da Maçonaria (a passagem de companheiro para mestre). Verdadeiro psicodrama, esta cerimônia reconstrui o assassinato do Mestre Hiran no Templo de Salomão, por três companheiros descontentes. A busca do seu corpo por mestres desconsolados, o descobrimento de uma acácia plantada no lugar em que ele havia sido enterrado e, finalmente a ressurreição de cada um dos irmãos elevado a condição de mestre. Esta lenda provém de um mistério representado desde a Idade Média.
LENDAS - Relatos simbólicos ou alegóricos de certas verdades, leis ou fatos da natureza, porém no geral, requerem uma chave para a sua exata interpretação. Podem ter sentido cósmico, individual ou místico filosófico. Na Maçonaria, várias são as lendas como: A construção do Templo, etc.
LEVANTAR COLUNAS - Diz-se de uma Loja que voltou a funcionar regularmente depois de haver permanecido inativa por um determinado período.
LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE - Lema maçônico emancipador e regenerador das classes sociais. Só os homens livres e de bons costumes e igualdade de condições, pode conviver fraternalmente em uma sociedade organizada. Todos os membros maçônicos devem ser: livres e iguais perante a si, seus irmãos e perante a Lei.
LICENÇA - Permissão para ausentar-se de sua Loja por motivos e deveres superiores ou moléstias graves. Pode ser limitada ou ilimitada. É isenta de contribuições durante a sua vigência.
LIMPO E PURO - Profano ou Maçom, quando julgado e aprovado em sindicância.
LINGUAGEM MAÇÔNICA - Linguagem especial, compreendida apenas pelos Iniciados nos mistérios da Maçonaria.
LIVRE - Diz-se de um cidadão em pleno gozo de seus direitos civis. Condição para um homem ser Maçom.
LIVRO DA LEI - A Bíblia Sagrada (O mesmo que Livro Sagrado).
LIVRO DE ARQUITETURA - O livro de atas.
LIVRO DE DISCIPLINA - Livro que contem as acusações, faltas e penalidades contra os irmãos. Também chamado de Livro Vermelho.
LIVRO DE PRESENÇA - Registro no qual os obreiros de uma Loja e seus visitantes assinam em cada reunião.
LIVRO NEGRO - Livro que registra os nomes e as sentenças dos irmãos expulsos da Ordem e dos profanos recusados à admissão da mesma.
LIVRO TOMBO - O livro onde são anotados os bens móveis da Loja ou Potência.
LIVRO SAGRADO - A Bíblia Sagrada (O mesmo que Livro da Lei)
LIVRO VERMELHO - Livro que contem as acusações, faltas e penalidades contra os irmãos. Também chamado de Livro de Disciplina.
LOJA - Local em que os maçons se reúnem (o mesmo que Templo). Sua entrada principal se localiza no ocidente, o Venerável Mestre no oriente. Uma Loja para estar devidamente regular, deve contar com pelo menos sete mestres. A reunião deve ser sempre em um local coberto e devidamente fechado.
LOJA AZUL - Loja simbólica, completa em três graus.
LOJA CAPITULAR - Loja subordinada ao Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito, especificamente as do grau 4o. ao 9o.
LOJA DE SÃO JOÃO - Nome dado antigamente à todas as Lojas Simbólicas, em geral precedendo a sua denominação. Ainda hoje usado para denominar Loja Maçônica.
LOJA IRREGULAR - reunião não autorizada de maçons regulares ou declarados irregulares e com os quais não se pode reunir.
LOJA JUSTA - Loja com cinco membros, a qual não tem o direito de iniciar ou conceder aumento de salários.
LOJA JUSTA E PERFEITA - É uma Loja constituída por pelo menos sete Mestres e reunidos nos trabalhos o mínimo de sete irmãos.
LOJA MÃE - Loja onde o maçom foi iniciado.
LOJA PERFEITA - Veja loja Justa e Perfeita.
LOJA SIMBÓLICA - Oficina dos três graus iniciais (Loja Azul)
LOJA SIMPLES - loja de estudos formada pela reunião de três maçons
LOJAS DE PERFEIÇÃO - Grupo de Lojas subordinadas ao Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito, especificamente as do grau 4o. ao 9o.
LOJAS IRMÃS - Lojas de uma mesma Obediência ou que fazem tratados de amizade.
LOWTON - Filho ou neto de maçom (de 7 a 12 anos), que é apresentado e adotado por uma Loja de acordo com um ritual próprio. O Lowton pode ser iniciado aos 18 anos de idade, mediante o prévio consentimento do seu pai ou tutor.
LUMINARES - O sol e a Lua que iluminam a "abóbada celeste" da Loja.
LUVAS BRANCAS - Símbolo da pureza. As luvas brancas recebidas no dia da iniciação evoca o maçom a recordação dos seus compromissos.
LUZES - Nome dado aos cinco primeiros Oficiais dignitários de uma Loja (Venerável Mestre, Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante, orador e Secretário).
LUZES (AS TRÊS GRANDES) - São o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, sobre o altar (jamais são separados).
LUZES LITÚRGICAS - São as que iluminam o Altar e os pedestais, seu número varia de acordo com o Grau ou Rito. São utilizados velas ou lâmpadas).
LUZES MÍSTICAS - São as três Luzes Menores: as velas (colocadas no Oriente, ao Sul e no Ocidente), representando o Pai, o Filho e o Espírito Santo da Divindade.

M

MACHADO - Usado na Antigüidade com o duplo corte, foi durante muito tempo o símbolo do poder. Dele derivou o malhete maçônico, tido como Símbolo do poder e da autoridade.
MAÇOM - Etimologiacamente, este nome provém do baixo latim machio (cortador de pedras) ou também do inglês mason e do francês maçom (pedreiro). É um membro da Maçonaria.
MAÇONARIA - Sociedade de ensinamentos simbólicos e iniciatórios. Seu ideal é a Liberdade, a Fraternidade e a Igualdade. É um movimento filosófico admitindo a pesquisa da Verdade, com total liberdade de orientação e de opinião. Suas Lojas são encontradas em todos os recantos da Terra. Na Maçonaria são admitidos pessoas de todos os credos e religiões, sendo no entanto a condição primordial, que a pessoa que pretenda ingressar na Maçonaria, é crer em Deus. A pessoa tem também que ser livre e de bons costumes.
MAÇONARIA ANTIGAM - Numa Pompílio criou os Colégios para perpetuar os antigos Mistérios. Acabou sendo abolida pelo Senado Romano em 80 a.C. e restaurados 20 anos depois. Convertidos posteriormente em Colégio de Arquitetos. Mais tarde, se espalhou por toda a Europa, mais especificamente na ilha Comacina no lago de Como ao norte da Itália. A esta época, remonta a arquitetura romanesca e muito do posterior renascimento posterior das Lojas da Europa. Estas Lojas apresentam marcante analogia com o moderno sistema maçônico, pois estavam organizadas com Mestres e Discípulos sob o governo de um Gastaldo ou Grão-Mestre. Tinham: Mestres, Guardiães, sinais, toques, palavras de passe e juramentos de sigilo e de fidelidade. Usavam aventais e luvas brancas. Entre os seus símbolos figuravam: o Leão de Judá, o Esquadro, o nó de Salomão, o Compasso, o Nível o Fio de Prumo e a Rosa. Os Mestres de Camocini são mencionados no código do rei lombardo Rothares (643) e no Memoratório do rei Luitprant (713), onde lhes São outorgados o título de Homens Livres do Estado da Lombardia.
MAÇONARIA AZUL - Nome dado a maçonaria simbólica (do grau 1 ao 3)
MAÇONARIA BRANCA - Nome dado aos graus filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito (do grau 31 ao 33).
MAÇONARIA FILOSÓFICA - É a que baseia seus ritos e a conduta em universal princípios filosóficos. Corresponde dos graus 4o. ao 29o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.
MAÇONARIA NEGRA - Nome dado aos graus filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito (do grau 19 ao 30).
MAÇONARIA VERMELHA - Nome dado aos graus filosóficos do Rito Escocês Antigo e Aceito (do grau 4 ao 18).
MALHETE - Martelo (ou pequeno malho) com duas cabeças, de madeira ou de marfim, utilizado em Loja pelo Venerável Mestre e pelos Vigilantes. Também utilizada pelas autoridades maçônicas a que ele tenham direito.
MARCHA - Técnica maçônica adotada nos três graus simbólicos para o candidato a perfeição a caminhar do Ocidente para o Oriente. (isto é, das trevas para a Luz)
MEIA NOITE - Momento em que o Sol passa por um meridiano diametralmente oposto ao meio-dia. Simbolicamente a hora que os Aprendizes, Companheiros e Mestres e em muitos outros graus maçônicos encerram seus trabalhos à meia-noite-em-ponto.
MEIO DIA - Momento em que o Sol passa por um meridiano diametralmente oposto a meia-noite. Simbolicamente a hora que os Aprendizes, Companheiros e Mestres e em muitos outros graus maçônicos iniciam seus trabalhos ao meio-dia-em-ponto.
MESTRE ARQUITETO - Cargo administrativo de uma Loja simbólica, em que o maçom é responsável pelo cargo de arquiteto, conservação do mobiliário e dos locais da Loja.
MESTRE ARQUITETO - Cargo administrativo de uma Loja simbólica.
MESTRE DE BANQUETE - Cargo administrativo de uma Loja simbólica, (o responsável pela coordenação, preparação e administração dos banquetes).
MESTRE DE CERIMÔNIA - Oficial responsável pela postura dos maçons, dentro da ritualística, pela composição, e pela distribuição dos cargos em Loja.
MESTRE DE HARMONIA - Oficial responsável pela música nas cerimônias.
MESTRE DE ISRAEL Título do grau 7o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.
MESTRE DECORADOR Cargo administrativo de uma Loja simbólica. (Responsável pela decoração inclusive nos banquetes)
MESTRE MAÇOM - Título dado ao Maçom no grau 03 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
MESTRE PERFEITO - Título dado ao Maçom no grau 05 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
MESTRE SECRETO - Título dado ao Maçom no grau 04 do Rito Escocês Antigo e Aceito.
METAIS - Termo que designa dinheiro entre os maçons (sinais exteriores de riqueza e das paixões humanas).
MOBILIÁRIO - Parte do equipamento necessário para o funcionamento de uma Loja maçônica.
MOEDAS CUNHADAS - Termo que designa dinheiro entre os Maçons (o mesmo que metais)