Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dicionário Maçônico.

B
BALANDRAU - Capa (tipo beca) que os Maçom usam para participar dos trabalhos maçônicos em substituição do traje a rigor na côr escura (preferencialmente preto), exigido nas cerimônias maçônicas. É uma vestimenta muito antiga, preta, com mangas largas e compridas, seu comprimento deve ser até as canelas e deve ser fechada até o pescoço.
BANDEIRA - Tecido com desenho específico e representativo, que simboliza: um povo, um país ou uma associação. Na Maçonaria, existem várias bandeiras próprias de Lojas e de Potências. Nome também dado aos guardanapos nos banquetes maçônicos.
BALAÚSTRE - Denominação da ata das seções maçônicas.
BANQUETE MAÇÔNICO (Nomenclaturas) - Festividade maçônica, geralmente realizada em Grau de Aprendiz, consiste em uma refeição com a finalidade de solenizar determinados acontecimentos relacionados com a Ordem. É uma tradição muito antiga. A partir de 1721 surgiram as primeiras regras normativas. Os utensílios e ingredientes dos banquetes tem uma nomenclatura simbólica como:
- Beber - Atirar uma canhonaça
- Cadeiras - Mochos
- Cerveja - Pólvora Amarela
- Champanhe - Pólvora Amarela
- Colher - Trolha
- Comer - Mastigar
- Comida (em geral) - Materiais
- Copo – Canhão
- Faca - Alfanje
- Garfo – Espeque
- Garrafa - Barrica
- Guardanapo - Bandeira
- Licor - Pó fulminante
- Luzes - Estrelas
- Mesa - Oficina
- Pão - Pedra bruta
- Pimenta - Cimento (ou saibro)
- Prato - Telha
- Prato do centro - bandeja
- Sal - Areia
- Tesouras de velas - tenazes
- Toalha – Véu
- Trinchar - Desbastar
- Vinho - Pólvora forte
- Vinho Branco - Pólvora Branca
- Vinho Rosé - Pólvora Rosa
- Vinho Tinto - Pólvora Vermelha.
BARRIL - Termo designado a garrafa de vinho em banquetes maçônicos.
BASTÃO DO MESTRE DE CERIMÔNIAS - Insígnia do cargo de Mestre de Cerimônias, de tradição inglesa, que simboliza a autoridade, assim como é o centro de um rei. É representado por uma vara de madeira, tendo no seu topo uma régua ou dois bastões cruzados.
BASTÃO DO PRIMEIRO DIÁCONO - Insígnia do cargo de Primeiro Diácono, que simboliza a função de mensageiro do Venerável Mestre. É representado por uma vara de madeira, tendo no seu topo uma pomba.
BASTÃO DO SEGUNDO DIÁCONO - Insígnia do cargo de Segundo Diácono, que simboliza a função de mensageiro do Primeiro Vigilante. É representado por uma vara de madeira, tendo no seu topo uma pomba.
BATERIA - Rito maçônico que consiste em golpear (aplaudir) com as mãos (ou com o malhete).
BATERIA DE LUTO - Rito maçônico que consiste em golpear no antebraço esquerdo, em memória de algum Irmão que partiu para o Oriente Eterno.
BATERIA DO GRAU - Rito maçônico que consiste em golpear com as mãos (o Venerável Mestre e os Vigilantes com o malhete) no Rito Escocês Antigo e Aceito, há uma bateria particular para cada Grau.
BELEZA - Um dos três sustentáculos de uma Loja (representada pela Coluna Coríntia, e pelo Segundo vigilante).
BENEFICÊNCIA - Uma das bases da Maçonaria em todos os Graus e Ritos. Nome dado ao Tronco que recebe os metais para que estes sejam repassados aos mais necessitados. Entidades, necessitados, viúvas, órfãos, etc.
BÍBLIA - Palavra grega que etimologicamente quer dizer "Livros". É o conjunto das Escrituras Sagradas do Antigo Testamento (pela parte judaica) e do Novo Testamento (pela parte cristã).
BINÁRIO  - O que se refere ao número 2 (Lei do binário) oposição, dualidade.
BOLA BRANCA - Sinal simbólico de aprovação em um escrutínio.
BOLA PRETA - Sinal simbólico de reprodução em um escrutínio.
BOLAS  - Veja Esferas, bola branca e bola preta
BOLSA DE PROPOSTA E INFORMAÇÕES - Sacola em que são depositados: as sugestões e as propostas que um Maçom faz à Loja. (também chamado de Saco de Propostas e Informações)
BOOZ ou BOAZ - Bisavô de Davi (Rute 1:13-22)
BURIL  - Nome que se dá ao lápis e a caneta - É o símbolo da glória e do esplendor.