Subscribe:

Ads 468x60px

domingo, 1 de julho de 2012

Artigo do Prof.José Matos.

    
                        ALCEBÍADES - O MELHOR PROFESSOR DO CEOAM



                    Nos meus tempos de ginásio, nos idos de 60, apareceu um jovem que voltou pra Nova Russas para formar uma banda, e curtir o auge da jovem guarda. A banda ganhou o nome de "Cristais", mas como na cidade tudo é levado na brincadeira, resolveram chamá-la de "Cossôrocos" (aleijados), em virtude da presença de três aleijados na banda: Antonio Rufino, trompetista, carinhosamente chamado de Mestre AR, João Pezinho e Chico Rosa II, hoje, ex-aleijado, em virtude da cirurgia nos pés.

                Além de tocar guitarra, Alcebíades aceitou o convite para dar aulas de inglês e geografia no Ginásio, hoje, Colégio Estadual Olegário Abreu Memória - CEOAM, e revelou-se, desde o início, o melhor professor daquela instituição, embora tivesse apenas o segundo grau. Sem formação no magistério, e sem experiência anterior, lecionava com didática simples, empolgação, mostrava interesse em nosso futuro, e, acima de tudo, amizade, numa época de autoritarismo.

                O que terá feito de Alcebíades um bom professor desde o início? Os esotéricos, que dividem as qualidades em raios, diriam, e eu concordo: VONTADE. Vontade é o primeiro raio a ser desenvolvido. Sem vontade, ninguém vai a lugar nenhum. Além da vontade ele, provavelmente, prestava atenção nas qualidades dos bons professores que teve. Para ser um bom professor, é muito importante iniciar fazendo algo assemelhado ao que os seus bons professores faziam, até desenvolver sua própria característica, sempre com humildade e interesse para  aprimorar-se sempre.

                Depois de alguns anos de curtição com a banda, que também evoluiu, e tornou-se sucesso na região, Alcebíades desistiu, voltou para concluir seus estudos em agronomia, retornou à cidade como agrônomo, e retomou à atividade de professor, a tarefa mais importante de sua vida. Sem educação não há salvação. Quando Jesus falou para a samaritana beber a àgua que ela nunca mais teria sede, estava referindo-se à educação.

               Parabéns ao Alcebíades pela dedicação e responsabilidade que demonstrou no exercício do magistério.

                                              José Matos - Professor - 20.06.2012
 
 
Alcebíades Paiva é o atual Venerável Mestre da Loja União e Progresso Nº30