I.·. N.·.R.·.I.·. - Tetragrama que encerra o significado secreto da palavra sagrada do Cavaleiro Rosa-Cruz. Esta palavra sagrada, não é pronunciada. É solicitada por meio de interrogatório especial, que só um R.’. C’.’. sabe encontrar.
IDADE MAÇÔNICA - Senha de reconhecimento de Maçom em cada Grau. Perguntar a idade a um Maçom, equivale perguntar o seu Grau, pois no Rito Escocês Antigo e Aceito, cada Grau corresponde a um número simbólico.
IGNORÂNCIA - palavra que significa a total ou parcial ausência de conhecimento e falta de saber.
ILUSTRE - Tratamento dado aos maçons revestidos de grau e dignidades elevadas e título de alguns Oficiais de certas Oficinas superiores às simbólicas.
ILUSTRE CAPITÃO DA GUARDA - Título de um Grande Oficial do grau 33o. do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito.
ILUSTRE CAPITÃO DA GUARDA - Um dos Oficiais da Loja no grau 33o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.
ILUSTRE ELEITO DOS QUINZE - Título dado ao maçom no grau 10 do Rito Escocês Antigo e Aceito
ILUSTRE GRANDE SECRETÁRIO DO SANTO IMPÉRIO - Um dos Oficiais dos Supremos Conselhos do grau 33o. do Rito Escocês Antigo e Aceito.
ILUSTRE GRANDE SECRETÁRIO DO SANTO IMPÉRIO - Título de um Grande Oficial do grau 33o. do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito.
IMPOSTOR (goteira) - Profano que tenta se passar por Maçom, ou ex-Maçom que sendo expulso da Ordem, continua a se apresentar como Maçom.
IMPURO - Profano rejeitado pelas sindicâncias, quando proposto para ingressar nos mistérios da Maçonaria.
INAUGURAÇÃO - Cerimônia que consagra os Templos maçônicos.
INEFÁVEL - Do latim in, negativo e fabulare, falar (Não se pode pronunciar, não se pode falar). Segundo a tradição judaica, é proibido pronunciar o Tetragramaton, ou sagrado nome de Deus. Costume reverencial também observado na Maçonaria. Assim o Tetragramaton é chamado de Nome inefável. Os graus 4 ao 14 do Ritos escocês Antigo e Aceito são chamados de inefáveis por estarem empenhados na investigação e na contemplação do Nome inefável.
INICIAÇÃO - Cerimônia ritual, por meio da qual o profano é admitido na Maçonaria.
INQUISIÇÃO - Instituição cuja finalidade foi a de procurar punir a heresia. A partir de 1209, o Papa Inocência III procurou dar um novo aspecto, nomeando São Domingos em 1215 como Inquisidor Geral. Em 1232 foi introduzida na Espanha e daí para toda a Europa. Por este código impiedoso, foram julgados, além de muitos inocentes, cuja culpa principal muitas vezes era o de serem ricos, muitos judeus e mouros foram vítimas do fanatismo e da inveja. Muitos Maçons também foram vítimas da cruel instituição. O Cardeal José Firrao condenava a morte não só todos os Maçons, como todo aquele que se manifestasse interesse em entrar para a Ordem. Durante muitos anos o “Santo Oficio” que condenara a morte entre milhares de pessoas, Giordano Bruno e té Galileu que foi condenado a reclusão perpétua em uma casa de campo. o Santo Ofício, mancomunado com a congregação do Index, chegou a proibir a leitura de quatro mil livros, sobre a pena da excomunhão. Os próprios teólogos católicos sofreram muitas dificuldades com este organismo. Desautorado pelo Papa João XXIII, o index foi suprimido pelo Papa Paulo VI, que iniciou a reforma do Santo Ofício, que passou a ter a denominação de Congregação para a doutrina da Fé.Na Maçonaria, a inquisição é o símbolo do obscurantismo e do fanatismo prepotente.
INSPETOR - Título de alguns oficiais das Lojas nos graus: 4o., 9o. e 10o.
INSPETOR LITÚRGICO - Denominação do maçom do grau 33.
INSTALAÇÃO - Cerimônia ritual com que fica regularizada uma Loja. Também se diz na tomada de posse do Venerável Mestre e dos Oficiais de uma Loja.
INSTÂNCIA - Funcionamento de uma Loja, desde a sua instalação até o recebimento de sua Carta Constitutiva.
INSTRUÇÃO - Nome dado às reuniões que tem como finalidade, a de instruir os Irmãos nos estudos e nas liturgias maçônicas.
INSTRUMENTOS DE TRABALHO - São determinados instrumentos profissionais, a maioria tirada da antiga arte arquitetônica, que a Maçonaria simbólica usa como emblema de virtudes e ensinamentos.
INSTRUTOR - Irmão encarregado de ministra de ministrar ensinamentos maçônicos.
INVESTIDURA - Ato de dar posse a um cargo.
INVOCAÇÃO - Oração que os Veneráveis e demais Luzes de uma Loja dirigem ao Grande Arquiteto do Universo, durante os trabalhos.
INTENDENTE DOS EDIFÍCIOS - Título dado ao maçom no grau 08 do Rito Escocês Antigo e Aceito
INVENI VERBUM IN ORE LEONIS - Frase correspondente a I.’. V.’. I.’. O.’. L.’., bordadas no colar do Grande Tesoureiro do 13o. grau do Rito Escocês Antigo e Aceito.
INVOCAÇÃO - Oração que os Veneráveis e demais Luzes de uma Loja dirigem ao Grande Arquiteto do Universo, durante os trabalhos.
IOD - Letra cabalística que significa Deus ou Princípio Criador.
IRMÃO DA ORDEM - Nome dado freqüentemente ao Maçom.
IRMÃO DO QUADRO - Nome dado aos Irmãos de uma mesma Loja.
IRMÃO EM TRÂNSITO - Maçom que não reside em determinada localidade mas que a visita temporariamente.
IRMÃO EXPERTO - Oficial de uma Loja simbólica, encarregado de reconhecer os visitantes, executar as votações e substituir os oficiais ausentes.
IRMÃO
TERRÍVEL - Oficial designado na iniciação, é o responsável pela coordenação,
preparação e condução dos iniciandos.
J
JAKIM - Nome hebraico derivado de Jah, abreviatura de Jeová (Sal.68:4) e achim, "estabelecer" . Era a segunda coluna do templo de Salomão.
JEOVAH ou JEOVÁ - Nome judeu da Divindade criadora. No rito escocês Antigo e Aceito se encontra nos graus: 5, 13, 14, 20,23, 24,25,26 e 27.
JERUSALÉM CELESTE - Cidade Simbólica, mencionada no grau 19o. do Rito Escocês Antigo e Aceito. No grau 19o., também denominado Grande Pontífice ou Sublime Escocês.
JÓIA DO ARQUITETO DECORADOR - Um maço e um Cinzel ou duas réguas cruzadas
JÓIA DO CHANCELER - Um sinete (carimbo) da Loja
JÓIA DO COBRIDOR EXTERNO - Uma espada ou alfanje
JÓIA DO COBRIDOR INTERNO (GUARDA DO TEMPLO) - Duas espadas cruzadas.
JÓIA DO DECORADOR - Um Maço e um Cinzel.
JÓIA DO EXPERTO - Uma espada, ou um punhal, ou uma régua, ou duas espadas cruzadas, ou ainda um olho.
JÓIA DO HOSPITALEIRO - Uma bolsa.
JÓIA DO MESTRE DE BANQUETES - Uma Cornucópia
JÓIA DO MESTRE DE CERIMÔNIAS - Uma régua ou dois bastões cruzados.
JÓIA DO MESTRE DE HARMONIA - Uma lira
JÓIA DO ORADOR - Um livro aberto.
JÓIA DO PAST-MASTER - O postulado 47 de Euclides, gravada em uma lâmina de prata, dentro de um esquadro.
JÓIA DO PORTA BANDEIRA - Uma bandeira
JÓIA DO PORTA ESPADAS - Uma Espada.
JÓIA DO PORTA ESTANDARTE - Um estandarte
JÓIA DO PRIMEIRO DIÁCONO - Uma pomba dentro de um triângulo, uma pomba ou um Sol dentro do Compasso .
JÓIA DO PRIMEIRO VIGILANTE - O Nível
JÓIA DO SECRETÁRIO - Duas penas cruzadas
JÓIA DO SEGUNDO DIÁCONO - Uma pomba ou uma lua dentro do Compasso
JÓIA DO SEGUNDO VIGILANTE - O Prumo
JÓIA DO TESOUREIRO - Uma ou duas chaves cruzadas
JÓIAS DO VENERÁVEL MESTRE - A Esquadria. (O esquadro, o compasso, e semento do círculo e o Sol com "o olho que tudo vê").
JÓIAS IMÓVEIS São: o Quadro de Traçar (prancha ou lousa), a Pedra Bruta e a Pedra Cúbica
JÓIAS MÓVEIS São: o Esquadro, o Nível e o Prumo (distintivos dos cargos do Venerável Mestre, do Primeiro Vigilante e do Segundo vigilante respectivamente.).
JÔNICA - Veja Coluna
JUBELAS, JUBELOS JUBELUM - Nome dos três maus companheiros que assassinaram Hiram Abif.
JURAMENTO - Solene compromisso que presta um candidato ou maçom (Obrigação com que maçom (Obrigação com que um maçom impõe perante a Ordem).
JUSTA, PERFEITA E REGULAR - Diz-se de uma Loja legalmente constituída e instalada.
JUSTIÇA - A
Maçonaria incute através de seus ensinamentos, que a Justiça reja a vida de
todas as coisas e seres dentro da harmonia na vida do homem.